CICEBRIS - Centro de Iluminação Cristã Raimundo Irineu Serra

Socioambiental


O CICEBRIS realiza atividades que promovem o bem comum, visando colocar em prática os ensinos recebidos por nosso Mestre Irineu, quais sejam, o respeito e a conservação do meio ambiente, das florestas e o trato respeitoso com todos sem distinções.

Com base nisso, os frequentadores efetivos e neófitos, realizam com frequência ajudas humanitárias aos desabrigados e cidadãos em situação de rua, com distribuição de sopa, distribuição de vestimentas, brinquedos, dentre outros itens de necessidade.

Também tem apoiado, através de seus membros e ações, iniciativas sociais em São Vicente Férrer, município natalício do Patrono da Doutrina do Daime, Raimundo Irineu Serra, com o apoio institucional e material para uma escola de reforço a crianças durante a pandemia, com apoio acampanhas voltadas para a construção de poços com água potável a comunidade, bem como, o fortalecimento comunitário daquela comunidade.

Outro ponto de fortalecimento é o impulso a regeneração dos ambientes degradados com base na agroecologia, se utilizando de meios de plantio e replantio de áreas desmatas e em franca modificação do contexto ecológico nativo.

Tal ponto se demonstra como um dos mais importantes, pois, contemporaneamente uma das principais demandas entre as nações do mundo, é o cuidado com os ecossistemas que encontram-se em degradação pelas ações do homem.

Para tanto, enxergamos como uma forma de atenuar tais efeitos, a implantação de canteiros agroflorestais, além disto, o conceito de quintais agroflorestais, que além de regenerar os espaços anteriormente degradados, proporciona um enriquecimento da soberania alimentar daqueles que contribuem para tal, pois, neste método são plantadas, além das árvores, espécies que servem para alimentação, assim como, plantas de ervas medicinais, entre outras culturas.

O CICEBRIS dispõe de 50 hectares destinados ao uso socioambiental na terra em que nasceu Mestre Irineu, em São Vicente Férrer. Os esforços atualmente estão voltados para captação de recursos visando finalizar a construção da casa de apoio, que servirá como sede institucional do projeto, além de receber os colaboradores e visitantes. Para 2022, está ainda no horizonte de intenções a abertura de 2 hectares para manejo agroflorestal e a construção do memorial Daniel Arcelino Serra, resgatando a origem maranhense da doutrina do Santo Daime.